Plano de expansão da Celesc Geração prevê um aumento de 64% de capacidade instalada nos próximos 10 anos de seu acervo de PCHs
- Milton Wells
- há 16 minutos
- 2 min de leitura

O plano de expansão do parque gerador da Celesc prevê um aumento de 64% de capacidade instalada nos próximos 10 anos de seu acervo de PCHs. Em sua carteira consta o projeto de ampliação da usina Salto, em Blumenau, passando de 6,28 MW para 29,28 MW, que possui LI e aguarda a emissão da outorga pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
A companhia também está analisando a ampliação da capacidade instalada das usinas Cedros e Palmeiras, no rio dos Cedros. São projetos que estão em revisão, que poderão ampliar em mais de 10 MW a potência instalada do Complexo. Posteriormente passarão por licenciamento ambiental e aprovação regulatória, informa Vandirlene Vanessa da Rosa, assistente da direção de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc.
Em 2025 a Celesc Geração também adquiriu o projeto para construção da PCH Canoas, de 30 MW, em Curitibanos. A autorização da Aneel e do CADE já foi publicada e atualmente o projeto passa por revisão, com posterior licenciamento ambiental e aprovações regulatórias para implantação.
PCH Caveiras
Este ambicioso plano de crescimento é agora reforçado pelo projeto vendedor no Leilão A-5 de 2025, que trata da ampliação da PCH Caveiras, no rio Caveiras, em Lages, um passo que alinha a empresa ao Programa Estadual "Energia Boa".
Atualmente, a usina opera como uma CGH com 3,83 MW. Todavia, trata-se de uma ampliação que a levará à classificação de PCH. O projeto envolve a construção de um novo circuito adutor com uma nova casa de força de 6,42 MW. A casa de força atual continuará operacional, mas terá sua potência ajustada para 2,98 MW, compondo o total de 9,40 MW do complexo.
O total do investimento foi estimado em R$ 59,3 milhões de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Ministério de Minas Energia (MME), em sua publicação sobre o resultado do leilão. Atualmente, a Celesc está na fase de licitação para contratação de engenharia do proprietário, supervisão ambiental e construção. A usina Caveiras é um ativo exclusivo da Celesc Geração, com o projeto de ampliação integralmente desenvolvido pela companhia.
Para a Celesc, cujo braço de Geração contribui com cerca de 15% do lucro líquido do grupo, o investimento na ampliação de Caveiras, segundo Valdirene, destaca o compromisso com fontes 100% limpas e renováveis. “A iniciativa pretende aumentar a capacidade de geração própria e garantir receitas extra-distribuição adicionais, alinhando-se à diretriz do Plano Diretor da companhia”.








Comentários