top of page

Abragel foca em escoamento e sustentabilidade após conquistas de 2025

  • Foto do escritor: Milton Wells
    Milton Wells
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 1 dia

Carlos Eduardo Cabral(E),Thiago Prado, Charles Lenzi, Fernando Colli, Gerusa Magalhães, Christiano Vieira
Carlos Eduardo Cabral(E),Thiago Prado, Charles Lenzi, Fernando Colli, Gerusa Magalhães, Christiano Vieira

Após um ano de vitórias significativas, que garantiram ao segmento a retomada dos leilões para centrais hidrelétricas de até 50 MW, a Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) volta seu foco para os desafios de infraestrutura e equilíbrio regulatório do setor elétrico. As pautas foram definidas na Assembleia Geral que celebrou os 25 anos da entidade.

"O sentimento é de que houve um reconhecimento significativo sobre a importância das PCHs [Pequenas Centrais Hidrelétricas] para ajudar no equilíbrio e na flexibilidade operativa do setor elétrico brasileiro, viabilizando uma retomada da indústria hidrelétrica," destaca o diretor-executivo, Charles Lenzi.


Essa conquista, segundo Lenzi, projeta não apenas maiores investimentos e geração de emprego, mas também reforça o papel dessas centrais em fornecer energia limpa, renovável, despachável e mais barata ao consumidor, utilizando uma cadeia produtiva 100% nacional. Outro ponto de destaque foi a prorrogação dos contratos PROINFA, que proporciona continuidade a ativos importantes e contribui para a redução das tarifas de energia.

Para a gestão que se inicia, sob a liderança dos reeleitos José Guilherme Antloga Nascimento (presidente) e Caetano Kraemer (vice-presidente), a pauta prioritária será a sustentabilidade do setor elétrico brasileiro.

ree



Com a confirmação do leilão de centrais hidrelétricas de até 50 MW para 2026, a Abragel  se concentrará em duas grandes preocupações que podem limitar o sucesso dos novos projetos: A entidade priorizará as tratativas para assegurar a infraestrutura necessária que comporte o escoamento e a conexão dos novos empreendimentos que serão viabilizados pelo leilão de 2026. Além disso, serão intensificadas as negociações para lidar com o plano emergencial de cortes de geração que afeta as Usinas tipo III, buscando estabilidade operacional e financeira para as associadas.


Lenzi conclui, reforçando a visão de longo prazo da entidade: "A Abragel olha para frente e reconhece que há muito a avançar, de modo a garantir projetos de qualidade e a modernização do setor." O evento também marcou o lançamento da nova identidade visual da associação.

 

 

 

 


 
 
 

1 comentário


milanadorovskih
há um dia

Forest Fortune é um jogo que surpreende pela sua calma e atmosfera. Parece que você está entrando em uma floresta mágica onde tudo brilha suavemente. Os ganhos aparecem com bastante frequência https://forest-fortune.com/, e os bônus ainda mais, mantendo o jogo dinâmico. Adoro jogá-lo durante pausas - ele me relaxa e melhora meu humor.

Curtir
acd0ee_dc7c34bdfd234e179184c2d66a234498~mv2.avif
logo.png
Prancheta 1 cópia 7 ICONES.png
Prancheta 1 cópia 6 ICONES.png

Receba nossa Newsletter Mensal

Inscreva-se para receber as últimas atualizações do

Portal Hydro Brasil e acesso a nossa revista digital.

Fique por dentro

  • Facebook
  • Instagram

TODOS DIREITOS RESERVADOS © HYDRO BRASIL

A Hydro Brasil e uma produção da Matita Perê Editora Ltda

DESENVOLVIMENTO:

logo.png
bottom of page