Abragel foca em escoamento e sustentabilidade após conquistas de 2025
- Milton Wells
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

Após um ano de vitórias significativas, que garantiram ao segmento a retomada dos leilões para centrais hidrelétricas de até 50 MW, a Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) volta seu foco para os desafios de infraestrutura e equilíbrio regulatório do setor elétrico. As pautas foram definidas na Assembleia Geral que celebrou os 25 anos da entidade.
"O sentimento é de que houve um reconhecimento significativo sobre a importância das PCHs [Pequenas Centrais Hidrelétricas] para ajudar no equilíbrio e na flexibilidade operativa do setor elétrico brasileiro, viabilizando uma retomada da indústria hidrelétrica," destaca o diretor-executivo, Charles Lenzi.
Essa conquista, segundo Lenzi, projeta não apenas maiores investimentos e geração de emprego, mas também reforça o papel dessas centrais em fornecer energia limpa, renovável, despachável e mais barata ao consumidor, utilizando uma cadeia produtiva 100% nacional. Outro ponto de destaque foi a prorrogação dos contratos PROINFA, que proporciona continuidade a ativos importantes e contribui para a redução das tarifas de energia.
Para a gestão que se inicia, sob a liderança dos reeleitos José Guilherme Antloga Nascimento (presidente) e Caetano Kraemer (vice-presidente), a pauta prioritária será a sustentabilidade do setor elétrico brasileiro.

Com a confirmação do leilão de centrais hidrelétricas de até 50 MW para 2026, a Abragel se concentrará em duas grandes preocupações que podem limitar o sucesso dos novos projetos: A entidade priorizará as tratativas para assegurar a infraestrutura necessária que comporte o escoamento e a conexão dos novos empreendimentos que serão viabilizados pelo leilão de 2026. Além disso, serão intensificadas as negociações para lidar com o plano emergencial de cortes de geração que afeta as Usinas tipo III, buscando estabilidade operacional e financeira para as associadas.
Lenzi conclui, reforçando a visão de longo prazo da entidade: "A Abragel olha para frente e reconhece que há muito a avançar, de modo a garantir projetos de qualidade e a modernização do setor." O evento também marcou o lançamento da nova identidade visual da associação.








Forest Fortune é um jogo que surpreende pela sua calma e atmosfera. Parece que você está entrando em uma floresta mágica onde tudo brilha suavemente. Os ganhos aparecem com bastante frequência https://forest-fortune.com/, e os bônus ainda mais, mantendo o jogo dinâmico. Adoro jogá-lo durante pausas - ele me relaxa e melhora meu humor.