Sultec Engenharia registra aumento de consultas e enfrenta escassez de mão de obra especializada
- Milton Wells
- 22 de abr.
- 2 min de leitura

O primeiro trimestre de 2025 surpreendeu a Sultec Engenharia, de Itapema (SC), do setor de conservação de barragens, dado o volume de consultas, entre 30% e 40% superior a igual período do ano anterior, informou o CEO Jorge Ribeiro.
“Por tendência, o inicio de ano sempre vem com menores demandas, no entanto este ano de começou com muitas solicitações que geralmente só ocorrem depois da metade do ano”, acrescentou.
Os principais serviços e produtos da Sultec que impulsionaram essas consultas incluem o tratamento de infiltrações e a recuperação de estruturas em concreto. A área de geotecnia, com o tratamento de taludes, também teve uma participação significativa, assim como a limpeza de barragens afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul no ano passado.
Segundo ele, a "eficácia, qualidade e segurança" entregues pela Sultec em cada projeto são os pilares do conceito da Sultec no mercado, mesmo diante de um cenário econômico incerto. "Acredito que o legado que temos deixado em cada cliente que atendemos de forma eficaz, com qualidade e segurança, aliado ao comprometimento com o setor de energia hidrelétrica, são as chaves dessa procura pelos clientes", destacou Ribeiro.
Desafio
Apesar do otimismo em relação à demanda, a Sultec enfrenta o desafio da escassez de mão de obra especializada. "Dificuldade maior hoje para nós é a questão da oferta de mão de obra especializada. Temos um efetivo abaixo daquilo que realmente necessitamos por conta da ausência desse quesito A solução tem sido investir pesado em treinamentos e capacitações", revelou Ribeiro.
Outra dificuldade enfrentada pela empresa é o aumento do custo dos insumos, matérias-primas e outros materiais de consumo, o que impacta a formação de preços em um contexto onde os clientes também buscam otimizar seus investimentos.
Expectativas
Sobre as expectativas para o futuro, a Sultec considera o próximo leilão de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) como "fundamental para a sobrevivência do setor como um todo". Já o leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP), cancelado recentemente, é aguardado com expectativa para uma futura retomada.
Sobre o estado da segurança de barragens no Brasil, Jorge Ribeiro expressou confiança, afirmando que o país possui um nível comparável aos mais desenvolvidos, graças à atuação de profissionais e empresas qualificadas.
Além dos leilões, a Sultec aponta a "estabilidade e previsibilidade" como fatores cruciais para o crescimento e a estruturação do setor elétrico, defendendo a necessidade de um plano governamental específico para a área.
A empresa planeja expandir sua atuação para o Nordeste e para o mercado internacional, preparando-se para um possível aumento de demanda pós-leilão com investimentos em formação de profissionais e na renovação de sua frota.
Para garantir a sustentabilidade no longo prazo, a Sultec obteve as certificações ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, conferida pela Neutral Veritas. “Tratam-se de ferramentas que fortalecerão a empresa para atender seus clientes com diferencial e excelência”, afirmou Ribeiro.
Comments