PCH Saltinho em fase adiantada de início de operação comercial
- Milton Wells
- há 4 dias
- 1 min de leitura

A PCH Saltinho está em uma fase avançada, com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o início da operação comercial de suas duas unidades geradoras principais, a UG1 e UG2, que somam 18 MW de potência instalada.
Outras unidades menores, como a UG4 (0,27 MW), também receberam permissão para iniciar a operação em teste, indicando a proximidade da entrada plena em funcionamento da usina.
A PCH Saltinho, localizada no rio Ituim, entre os municípios de Ipê e Muitos Capões, no Rio Grande do Sul, foi a vencedora do leilão de energia nova A-4, em maio de 2022, garantindo a comercialização de sua produção. A empresa responsável pelo projeto e proprietária dos direitos de implantação é a Saltinho Energética S.A., cujo presidente é Claudio Vignatti. A companhia possui investidores em comum com a PCH Chimarrão, que já está em operação desde maio.
O potencial total de geração da usina é de 27,2 MW, provenientes de três unidades geradoras (UGs) com turbinas Francis horizontal Simples, cada uma com 9 MW. E uma unidade geradora adicional de 0,27 MW.
A usina conta com uma barragem/vertedouro de concreto de 176 metros de extensão e 10 metros de altura, resultando em um reservatório de 22 hectares.
O investimento demandou cerca de R$ 170 milhões, com 65% de financiamento e 35% de capital próprio.
O início da geração para o Sistema Interligado Nacional (SIN) está previsto para janeiro de 2026. A conexão ao SIN será compartilhada com a PCH Chimarrã








Comentários