O ex-primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, foi nomeado presidente designado da International Hydropower Association (IHA). Ele assumirá a presidência a partir de 31 de outubro de 2023, na sessão de abertura do Congresso Mundial de Energia Hidrelétrica em Bali.
"As apostas nunca estiveram tão altas. O mundo está em um caminho catastrófico para um aumento de 2,7 graus Celsius no aquecimento global”, disse Turnbull em sua nomeação. “Isso está muito além do limite de 1,5 graus Celsius acordado pela comunidade internacional como parte do Acordo de Paris de 2015. As energias renováveis são fundamentais para enfrentar esse desafio. Não precisamos de novas tecnologias; temos as ferramentas para fazer o trabalho agora. É uma questão de vontade e escolha política. A energia hidrelétrica é a maior renovável e tem a vantagem adicional de apoiar a energia solar e eólica quando o sol não brilha e o vento não sopra. Por isso, estou muito feliz por assumir este papel.”
Turnbull substitui Roger Gill, que ocupa o cargo desde 2019. Membro de longa data do conselho da IHA, Gill é diretor da Pacific Hydro, uma empresa de desenvolvimento de energia renovável de propriedade da State Power Investment Corporation da China.
O novo presidente do IHA teve carreiras internacionais em direito, negócios e mídia antes de entrar na política aos 50 anos.
Como primeiro-ministro da Austrália, ele anunciou a construção de Snowy Hydro 2.0, o maior projeto hidrelétrico bombeado do hemisfério sul. Desde que deixou a política, Turnbull retomou sua carreira empresarial. Ele é consultor sênior da KKR e investidor e consultor de muitas empresas de tecnologia australianas.
Ele é presidente da Organização de Hidrogênio Verde e foi co-presidente do Fórum Internacional sobre Energia Hidrelétrica de Armazenamento Bombeado, organizado pela IHA. (IHA)
留言