
A Abragel divulgou nota para celebrar um recorde histórico no setor elétrico: o Leilão de Energia Nova A-5 de 2025 registrou o maior número de projetos hidrelétricos cadastrados da história. Foram 225 empreendimentos entre Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) e Usinas Hidrelétricas (UHEs) de até 50 MW, totalizando 2.884 MW de potência instalada. O leilão, anunciado pelo MME por meio da Portaria Normativa nº 95/GM/MME/2024, está previsto para 25 de julho de 2025.
Esse volume de projetos evidencia, segundo Charles Lenzi, presidente da entidade, o grande potencial existente, distribuído em diversos estados, trazendo uma perspectiva positiva de novos investimentos em projetos hidrelétricos e da importância da fonte hídrica para a segurança energética e a transição sustentável do setor elétrico.
Seguindo as etapas até a realização do certame, os empreendimentos cadastrados terão prazo até o dia 06/05/2025 para apresentar a licença ambiental e a declaração de reserva de disponibilidade hídrica (DRDH), caso tenham apenas apresentado o protocolo do pedido no ato do cadastramento.
Já as habilitações técnicas serão emitidas pela EPE até 10/07/2025. A expectativa para este leilão, exclusivo para a fonte hídrica, está muito grande para o setor e é um importante passo para retomar a cadeia produtiva das centrais hidrelétricas no Brasil, com indústria, tecnologia e mão de obra especializada 100% nacional. Segue o link:
Comments