Bruno Dias Souza
A Hy Brazil (MG) que atua nas áreas de eficiência energética e geração, com 32 usinas em operação em um total de 104 MW, está acompanhando as atualizações regulatórias para uma possível comercialização de créditos de carbono. Em 2022, a empresa atingiu a marca de 1 milhão de toneladas de CO2 evitadas por meio de geração de energia renovável de suas 31 usinas, das quais seis PCHs e 25 CGHs, distribuídas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Tocantins que totalizam 104,3 MW, instaladas entre os anos de 2008 e 2021.
Procedimento A marca foi estimada por meio da Metodologia da Análise de Despacho da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change). Esse procedimento é amplamente utilizado para quantificar a contribuição de uma usina que gera energia elétrica renovável para a rede em termos de redução de CO2, segundo informou Bruno Dias Souza , Head da área de ESG da empresa.
Segundo Souza, a emissão de créditos de carbono para projetos de energia renovável no Brasil tem ficado mais desafiadora, muito por conta do conceito de adicionalidade, o qual significa que as reduções e remoções de emissões de GEE associadas a um crédito de carbono não teriam ocorrido sem os incentivos ou recursos fornecidos pelo projeto de carbono.
“É importante deixar claro que o benefício das hidrelétricas no combate às mudanças climáticas é indiscutível e independente dos créditos de carbono, uma vez que deslocam energia de usinas não renováveis e evitam emissões de GEE. A discussão sobre o mercado de carbono está em outro âmbito”, assinala.
I-RECs De outra parte, observa, a empresa deu andamento a um processo de emissão de International Renewable Energy Certificates (i-RECs) para o montante de energia gerado em 2022. “Nesse ano, alcançamos um recorde de geração de energia, atingindo 459.621 MWh, dos quais 6,8% foram entregues ao ACL, 50,9% ao ACR e 42,3% à GD”, ressalta o executivo. A Hy Brazil é uma empresa brasileira fundada em 2009, em Belo Horizonte, com expertise na geração de energia renovável. O modelo de negócio da Hy Brazil é voltado para alocação de energia elétrica nos mercados cativo, livre e GD. Nos segmentos de GD e mercado livre têm como principais clientes empresas de telecomunicações e do terceiro setor.
Agenda ESG
A Hy Brazil também vem trabalhando ativamente no desenvolvimento de sua Agenda ESG. Nos últimos dois anos, a empresa evoluiu três níveis no questionário CDP (Carbon Disclosure Project), criou o Comitê ESG, além de desenvolver a política ESG e Código de Ética e Conduta, avançando para cerca de 50% de mulheres no quadro de pessoal a sede administrativa. Foi instituído o programa social, Conexões Hy Brazil, e o recém- lançado 1º Relatório de Sustentabilidade. Faz parte dos planos para 2024 a instalação entre 60 MW a 100 MW em usinas fotovoltaicas, com investimentos de cerca de R$ 600 milhões.
A Hy Brazil possui, entre seus ativos, 78 hectares de reflorestamento localizados em Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, que captura CO2 durante seu processo de desenvolvimento, além de impactar positivamente a fauna local e os recursos hídricos, que também podem ser elegíveis à emissão de créditos de carbono. Todavia, a empresa informa que o foco é voltado para os benefícios diretos das florestas nativas, independentemente de participação em mercados de carbono.
Comments