top of page
revistahydrobrasil

Corrida para atender demanda de resolução da ANA obriga a NaturWelt a duplicar de tamanho


Uma série de pedidos de orçamentos de empreendedores de centrais hidrelétricas para atender a resolução conjunta da ANA e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), n º 127, de 26 de julho de 2022, que entrou em vigor em janeiro, está demandando fortemente as empresas que atuam no setor hidrológico. A NaturWelt, de Indaial (SC), somente nas últimas semanas recebeu 76 pedidos de orçamentos, dos quais poderá atender somente os 45 primeiros, segundo informou Vander Kaufmann, sócio fundador da empresa que opera desde 2011 nas áreas de licenciamento e monitoramento ambiental de alta eficiência, com emissão de relatórios.

Questões regulatórias Kaufmann lembra que a resolução da agência de agosto de 2010 abrangia somente unidades de acima de 5 MW, cuja fiscalização passou agora a incluir as de 1 MW a 5 MW. Empreendimentos desse porte são considerados CGHs que não estavam abrangidos pela resolução anterior. “Muitas empresas deixaram de lado as questões regulatórias e agora quando estão na iminência de serem multadas estão buscando novas ou substituindo as suas equipes de hidrologia”, diz o especialista. Com uma equipe formada por oito especialistas, todos em nível de mestrado e doutorado, a NaturWelt não descarta a necessidade de duplicar de tamanho mediante a contratação de novos profissionais.




Ano atípico O ano de 2023 é considerado atípico devido às exigências do regulador. Todavia, a empresa vem crescendo anualmente em uma faixa de 20% nos últimos cinco anos e deve decidir duplicar em razão das perspectivas de uma demanda crescente. “Vamos precisar de uma nova estrutura, e isso implica a criação de todas as áreas de uma empresa como recursos humanos, financeiro e demais departamentos”, avalia o CEO. A NaturWelt nasceu sob a denominação Ambitec Serviços Ambientais, mas foi obrigada a alterar o nome devido à existência da empresa Ambipar. “Apenas o estado de Santa Catarina não alcançava a área de abrangência da empresa, mas como passamos a atuar fora do estado, tivemos de altera a razão social”, relata Kaufmann. A empresa trabalha com empreendimentos em todo Brasil, focada na entrega de dados de excelência, aliada ao desenvolvimento de sistema de análise de dados para melhoria da geração de energia. “O maior desafio das empresas é o relatório anual, e a NaturWelt conta alto índice de aprovação perante a ANA”, assinala o sócio fundador da NaturWelt. Atualmente, a empresa também trabalha em projetos de concepção de novas usinas, com avaliações hidrológicas e monitoramentos para obtenção dos dados reais. Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas IPH/UFRGS 2013,mestre em engenharia ambiental pela Universidade Regional de Blumenau/FURB /2009, Kaufmann também é graduado em Química, Física e Biologia.



Comments


bottom of page