top of page
revistahydrobrasil

Capacidade hidrelétrica global cresceu 34 GW no ano passado, diz o IHA


Mais de 34 GW de nova capacidade hidrelétrica sustentável foi comissionada em todo o mundo em 2022, incluindo mais de 10 GW de armazenamento bombeado, de acordo com o World Hydropower Outlook da International Hydropower Association.

Esta é a primeira vez desde 2016 que mais de 30 GW de nova capacidade foram colocados online em um único ano. Atualmente, a energia hidrelétrica fornece mais de 15% da eletricidade mundial.

As descobertas também destacam o pipeline de 590 GW de capacidade atualmente em desenvolvimento.

Apesar dos sinais encorajadores de que os governos, a indústria e as partes interessadas em geral valorizam cada vez mais o papel crítico da energia hidrelétrica nas redes elétricas do futuro, ainda há um déficit considerável de capacidade, disse a IHA. As estimativas mostram que, mesmo que todos os desenvolvimentos planejados fiquem online, resta uma lacuna de mais de 700 GW para atender às metas de zero líquido de 2050.

“O mercado não fornecerá capacidade hidrelétrica suficiente sozinho. Conforme descrito no relatório, é imperativo que incentivemos o desenvolvimento hidrelétrico sustentável por meio de mecanismos financeiros e de mercado que recompensem a flexibilidade, acelerem o desenvolvimento de energias renováveis ​​por meio de permissão e licenciamento simplificados e incorporem práticas de sustentabilidade hidrelétrica na regulamentação governamental”, disse Eddie Rich, diretor executivo oficial do IHA. “As perspectivas estabelecem um roteiro realista para permitir que a energia hidrelétrica e outras energias renováveis ​​atinjam as metas líquidas zero. Estamos pedindo aos governos que considerem as recomendações na perspectiva de impulsionar o desenvolvimento da energia hidrelétrica sustentável”.

A China continuou a liderar no aumento de sua capacidade hidrelétrica com a adição de 24 GW, e a Europa desfrutou de um ano de sucesso sem precedentes, com aumento de capacidade em 3 GW. As Américas do Norte e do Sul introduziram 1 GW de capacidade, respectivamente, enquanto quase 2 GW foram instalados no centro e no sul da Ásia, incluindo grandes projetos no Paquistão e na Índia.

“A IHA calculou o investimento financeiro necessário para atingir as metas de zero líquido em US$ 100 bilhões por ano. No entanto, os níveis atuais de investimento são cerca de metade desse valor. Os governos precisam avaliar suas amplas necessidades de energia, incluindo armazenamento de longo prazo, e criar mecanismos financeiros que incentivem o investimento em energia hidrelétrica, como vimos com o IRA dos EUA e o Green Deal da UE”, disse Malcolm Turnbull, ex-primeiro ministro da Austrália. “Embora os números estejam finalmente se movendo na direção certa, é preciso haver um impulso maior para atingir as metas globais.”

A IHA é uma associação sem fins lucrativos que é a voz da energia hidrelétrica sustentável, e seus membros gerenciam e operam cerca de um terço da energia hidrelétrica global instalada em todo o mundo.

O Congresso Mundial de Energia Hidrelétrica bienal da IHA será realizado em Bali, Indonésia, de 31 de outubro a 2 de novembro. Mais de 1.000 tomadores de decisão, inovadores e especialistas da indústria, governos, finanças, sociedade civil e academia devem estar presentes.


Comments


bottom of page